Percebo uma postura diferente da presidente Dilma em relação ao Governo Lula. Em primeiro lugar, os seus discursos (poucos!) são mais moderados, mais diretos, fazendo a possibilidade de um entendimento mais claro das suas intenções. Lula não era muito claro, deixava muitas dúvidas. Quero lembrar que ter discurso claro, dá aos intérpretes mais entendimento - desde que não seja mentiroso!
Em segundo lugar, uma mudança bem grande na política internacional, afastando-se do governo de Teerã, ao qual Lula flertava abertamente. Essa mudança fortifica a posição de paz do Brasil, reforçando um ambiente de direitos humanos.
Em terceiro lugar, um governo mais técnico. Ou seja, mesmo mantendo vários nomes do Governo Lula, percebe-se um perfil mais voltado para soluções técnicas e menos políticas. Não quero dizer que não haja política - pois sempre há -, mas uma governança mais voltada para soluções rápidas e diretas. Num país como o Brasil, qualquer decisão será complexa e desagradará algumas pessoas ou grupos; e por isso, a combinação política de um governo deve ser feito abrangendo um vasto campo de grupos, para garantir alguma eficiência.
Para finalizar, desejo que a presidente não repita a política de Lula de garantir apoio no Congresso com acordos inadequados. Ou seja, os meios não justificam os fins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário