quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alimentos orgânicos não fazem diferença em relação aos alimentos "comuns"

Sempre questionei se determinados alimentos seriam, de fato, mais saudáveis do que outros, dependendo das condições de produção. Alguns, de fato, o são, mais pela sua natureza do que propriamente da sua produção.

Com relação aos produtos chamados orgânicos, uma recente pesquisa mostrada no link abaixo demonstrou a não existência de diferenças entre estes e os não orgânicos (leiam o link  para maiores informações).

O que me intriga sobre os orgânicos é o elevado preço cobrado quando comparado aos "comuns", o que dificulta a aquisição regular destes alimentos. Sempre quis comprá-los regularmente, mas .....

A pesquisa demonstrada apenas não questiona a aplicação de agrotóxicos nos alimentos não orgânicos, o que provavelmente tornaria os "comuns" "menos saudáveis". E eu gostaria de ver estudos mais amplos sobre a relação destes agrotóxicos comparados aos orgânicos. Fica a sugestão de estudo para os especialistas e interessados com a saúde pública.

E não se esqueçam: "Você é o que você come."

Alimentos orgânicos não são mais saudáveis, diz estudo

Um comentário:

Stefano Aguiar disse...

Penso que o foco da pesquisa é um pouco tendencioso. A meu ver, a discussão não deve ser se os alimentos orgânicos têm ou não mais e melhores nutrientes que os produzidos em larga escala, mas o quanto os químicos, agrotóxicos, hormônios e antibióticos utilizados na produção vão parar nos alimentos, e o quanto esses elementos fazem mal à nossa saúde.
Ou seja, ao invés de comparar os alimentos usando como peso o critério "saudável", deve-se avaliar usando como critério o "perigo".