As fotografias - principalmente aquelas que exploram o corpo feminino - utilizam programas de manipulação de imagem do tipo "PhotoShop" para enaltecer aspectos dos corpos que são mais desejados pelos públicos-alvos das publicações que apresentam imagens de mulheres.
No entanto, conforme algumas opiniões de políticos europeus, essas manipulações apresentam mulheres extremamente magras, e com isso, estimularia adolescentes a se tornarem bulímicas ou anorexas, justamente para atingirem corpos macérrimos parecidos com as das modelos publicadas nas revistas.
Assim, encontra-se em discussão medidas ética-legais para alertar aos leitores destas revistas sobre o fato das fotografias terem sido manipuladas por programas específicos, ajudando na percepção de que as fotos não são a realidade, mas processos fictícios.
Fica a pergunta: Em qual medida as adolescentes são influenciadas a se tornarem anorexas ou bulímicas pelas fotografias?
Na resposta, vejo que podem até influenciar, mas não a ponto de mudarem comportamentos neste sentido, pois o desejo da "magreza" está relacionada a critérios de várias ordens, e as publicações apresentam desejos públicos construídos por essas ordens variadas e reforçam determinados aspectos. Cabe, portanto, um sentido educacional às adolescentes para elas refletirem e aprenderem sobre a diferença entre imagem e realidade.
Abaixo, reportagem sobre o assunto para maiores esclarecimentos.
Uso do Photoshop em anúncios e revistas femininas gera polêmica nos EUA e na Europa
Nenhum comentário:
Postar um comentário