terça-feira, 6 de novembro de 2012
Eleições Norte-americanas
A disputa entre os dois candidatos à presidente dos EUA está acirrada, a ponto de ninguém arriscar o vencedor. Este fato mostra dois fatores:
- Polarização da sociedade;
- Os dois candidatos não apresentam novidades ao eleitorado.
A polarização já é tradicional nos EUA, até porque existe o tradicional bipartidarismo, que impede a entrada de novos quadros no processo eleitoral.
Quanto aos candidatos não serem atrativos ao eleitorado, poderíamos criar duas hipóteses simples para este fator: A primeira seria a ausência de ações práticas políticas plausíveis para um país amadurecido a tantas eleições parecidas. A segunda, os EUA não sabem o que fazer diante de um quadro de crise econômica e a perda de parte da hegemonia conquistada ao longo do século XX. Essa perda ocorre tanto no cenário econômico quanto político.
Assim, qual a diferença entre vencer Obama ou Romney? Na prática, nenhuma, pois ambos não sabem quais medidas adotar para o cenário descrito. Creio que o debate do voto em um ou outro seja as questões internas do país, visando, talvez, reconquistar o terreno perdido, ou pelo menos não perder mais.
Assinar:
Postagens (Atom)